É evidente, a medida em que se passam os dias, o quanto as redes sociais têm sido cada vez mais invadidas por pessoas de má índole que através de perfis falsos e até mesmo de perfis verdadeiros, os usam para incitar a violência, racismo, homofobia, ameaças em geral e entre outros.
Nota-se que as redes mais utilizadas para essas práticas são respectivamente o Facebook, Twitter e as barras de comentários da rede Youtube, são redes que pouco possuem sistemas de autenticação de postagens, que claro deveriam ser supervisionadas a olhos humanos pois certas críticas são realmente apenas opiniões e não crimes, e deve de haver liberdade de expressão, logo é extremamente fácil publicar comentários ofensivos sem fundamento nenhum afim de apenas incitar ódio e coisas sem relevância, desde a uma produção no Youtube e a uma pessoa no Facebook onde se pode deixar explícito ofensas diretas as pessoas que também possuem um perfil.
A ocorrência mais recente que veio a ser noticiada, foi com a repórter do canal de TV Aberta Rede Globo, no qual ela foi alvejada de críticas racistas.
Existem leis para crimes cibernéticos, mas com o fator que é "se esconder" por trás de um perfil falso a impunidade é o que mais se vê nesses casos.
Redes Sociais possuem possuem pontos positivos, porém, tem de ser reavaliadas suas políticas de privacidade e segurança para que assim tenhamos ao menos na internet um pouco de paz e liberdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário